Tradutor

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Minha casa é meu reino

Acredito que todos os leitores deste blog já receberam em suas casas amigos, parentes ou até mesmo estranhos, os quais, ao adentrarem seu domicílio passam a divagar sobre o ambiente:

“Nossa!!! Que cor é essa que você colocou na fachada? Não tinha uma mais alegre não?”

“Cara, põe uma pia de inox aí e joga essa de granito fora!”

E assim por diante, é um chato, às vezes é cunhado, às vezes amigo (que amigo hein?!), quando é estranho fingimos que não ouvimos, pois com certeza não abriremos nossa porta novamente para ele.

Em outras ocasiões a crítica vem de forma mais educada:

“Meu caro, posso lhe dar uma sugestão?”, ao concordar ele responde:
“Pelo tipo de fachada da sua residência eu diria que ela ficaria muito boa se fosse pintada de marfim”

Independente da maneira utilizada, a sua casa e sempre a vossa casa e de sua família e de mais absolutamente ninguém, e você e vossa família são as pessoas que devem determinar como ela deve ser para atender as suas necessidades básicas, nem Abraham Maslow deveria se intrometer, esta hierarquia é sua e de sua família!

Nos anos 80 uma banda nacional* já preceituava:

Atrás da porta
Guardo os meus sapatos
Na gaveta do armário
Coloco minhas roupas
Na estante da sala
Vejo muitos livros
E a geladeira conserva o sabor das refeições
Minha casa é meu reino
Mas eu preciso de outros sapatos
De outras roupas, outros temperos
Para formar minhas idéias e meus sentimentos
Eu sou a soma de tudo que vejo
E minha casa é um espelho
Onde a noite eu me deito e sonho com as coisas mais loucas
Sem saber porque
É porque trago tudo de fora
Violência , dúvida, dinheiro e fé
Trago a imagem de todas as ruas por onde passo
E de alguém que nem sei quem é
E que provavelmente eu não vou mais ver
Mas mesmo assim ela sorriu para mim
Ela sorriu e ficou na minha casa que é meu reino
É porque trago tudo de fora
E minha casa é um espelho
Trago a imagem de todas as ruas
Eu sou a soma de tudo que vejo
Mas mesmo assim, ela sorriu pra mim.
Ela sorriu e ficou na minha casa que é meu reino

Entretanto, como a própria música coloca neste trecho: “Mas eu preciso de outros sapatos de outras roupas, outros temperos. Para formar minhas idéias e meus sentimentos”, não devemos simplesmente repudiar o que vem de fora (as inutilidades sim, logicamente).

Devemos aprender a conservar a nossa casa com inteligência, (viveremos nela por longa data), seja com as idéias próprias ou de nossa família, ou ainda com aquelas aproveitadas de fora, mas uma única afirmativa deve prevalecer:

A casa continua sendo apenas sua e de sua família e os que nela adentram esporadicamente continuarão sempre a serem amigos, parentes ou estranhos.

Motive-se assim, não se deixe abater!!!

Somos tão inteligentes, um dia, na nossa casa, só entrarão aqueles que merecem.

* música Meu Reino - Biquini Cavadão

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Partes das áreas Norte e Oeste ganham cobertura

Dia 13/04/2010 (terça-feira) estive na nossa torre no Pico do Jaraguá para saber como andavam as obras deste site.

Aproveitando que minha câmera estava na mochila filmei a chegada no local, e em 16/04/2010 (sexta-feira) a empresa me ligou informando que já podíamos operar por lá, contactei então as chefias das áreas Norte e Oeste, solicitando que utilizassem os canais 03 e 05 respectivamente.

A princípio a área Norte operou com dois repetidores: este novo no Pico e outro que já estava em operação no topo de um prédio, o que causou uma certa interferência, a qual foi corrigida com o desligamento do antigo na tarde deste sábado.

As áreas que mais se beneficiaram desta inauguração foram IR-PR, e PJ que estavam isoladas do CON, e IR´s : VM,IP e IBI, que operavam isoladas do COOC.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 18 de abril de 2010.

Nem tudo dá certo na primeira tentativa!

Após a implantação de alguns de nossos repetidores tivemos a grande satisfação de constatar grandes melhorias na radiocomunicação da GCM, exemplos disto são os canais 04 na LESTE e 01 na SUL, que depois de ativados, melhoraram drasticamente a cobertura de rádio existente até então.


Mas como nem tudo dá certo logo de cara, em algum lugar teríamos algum tipo de problema, e é isto que está ocorrendo no nosso site da área CENTRO, com os repetidores dos canais 02,06 e 09.

Por algum motivo que nós (empresa e GCM) ainda não descobrimos, há uma deficiência na recepção de sinais mais fracos como de ht´s ou vtr´s mais distantes do repetidor, tal fato prejudica a recepção do equipamento, fazendo com que os sinais fiquem deteriorados quando retransmitidos.

Há diversas hipóteses que estão sendo investigadas, mas as principais possíveis causas podem estar relacionadas à parte que fica exposta ao tempo: Cabeamentos e Antenas, o que dificulta, nestes dias chuvosos, a detecção do problema.

O que causa estranheza é o fato de que todos os equipamentos do site Paulista ser exatamente iguais aos instalados nos sites que operam com sucesso, nada é diferente: mesmas antenas, mesmos cabos, mesmos repetidores, enfim, tudo leva a acreditarmos que o problema esteja em algum detalhe, que de tão pequeno, continua a passar despercebido.

Aos amigos da área CENTRO, neste momento só me resta pedir paciência, e para São Pedro pedir uma trégua para trabalharmos na torre.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 06 de abril de 2010.

Entrando em Operação

Ontem, 24/03/2010 entrou em operação novos repetidores, CANAIS 02 e 06 (no local da foto acima) e CANAL 01 na SUL, localizado no autódromo de Interlagos, a foto abaixo é do container refrigerado onde estão os repetidores em interlagos.

Após a reprogramação dos rádios da SUL poderemos também desfrutar de um novo canal, localizado no nosso site próprio: Base Comunitária Jd. São Luiz.

Agora é partir para o "afinamento dos equipamentos".

O repetidor da Leste (CANAL 04) já está em operação há mais de uma semana.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 25 de março de 2010.

Dúvidas

O projeto de radiocomunicação ora em implantação teve seu início em 2005, e só agora, 5 nos depois está vingando.

Durante todo esse tempo diversos planejamentos foram compostos, modificados, reestruturados até obter a formatação atual, e durante esse processo estive por perto, tão perto que me esqueci, ou não tinha tempo para lembrar que o restante do efetivo não tinha conhecimento ou acesso a estas novidades.

Mediante a esta constatação criei este blog, o qual gostaria de dedicar mais tempo, principalmente para deixá-lo mais agradável aos olhos, melhor estilizado!

Mas o tempo passa....e acho que o melhor que tenho a fazer é postar conteúdo sem preocupação com a aparência do BLOG (aquele velho conceito: "Os melhores perfumes sempres estão nos menores frascos", ou seja "É melhor ter um conteúdo bom ainda que a embalagem seja ruim"

Este meu conceito foi reforçado quando recebi um e-mail (no:espectrogcm@gmail.com), onde um colega da GCM colocou algumas dúvidas, que acredito talvez sejam a dúvidas de vários outros.Portanto respondi à ele, e pedi autorização para postar aqui as perguntas e respostas, como segue abaixo:

Caro Mauríco , Boa tarde

se puder me responder tenho algumas dúvidas

Pergunta 1 - A cerca de um ano minha unidade não conta com base rádio poís a mesma foi retirada para manutenção e depois a justificativa foi que o sistema digital seria implantando e teriamos uma nova base de comunicação, a troca das bases fixas e HT´s se faz necessária ou só sua reprogramação?


Respostas: Me diga qual é sua IR que vamos verificar esta questão de não ter rádio.

O que ocorreu é que o Departamento (DIEC) que cuidava disso (Manutenção de Rádio e do Projeto Digital) foi desfeito e o controle da situação ficou comprometida desde este fato, que coincide com a época que vc mencionou da sua base, Hoje quem cuida disso é o NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) localizado no prédio da Augusta, e nosso braço: O DMTel (Divisão de Manutenção de Telecomunicações) situado dentro do DML, mas hierarquicamente subordinado ao NTI.

Serão todos reprogramados para um total de 23 canais (ainda em analógico), mas haverá SIM a substituição de todos os rádios analógicos por digitais: HT´s ,Móveis e Bases......Apenas os rádios das vrts locadas e das bases comunitárias móveis e que já RECEBERÃO uma programação DUPLA: (Analógica e DIGITAL) para que quando comprarmos os rádios substitutos NÃO necessitemos novamente programá-los


Pergunta 2 - procede o "bizu" de que com este sistema digital as comunicações da GCM poderão ser efetuadas de um único local (Couto de Magalhães) ficando todas as salas rádio ali instaladas (norte, sul, leste, oeste e centro) ?, se sim mesmo os guardas nos extremos terão clareza em suas comunicações?

Respostas: As respostas são SIM e SIM.
Há cabines na CETEL para de lá controlar qualquer área com clareza de comunicação, visto que este novo sistema contará com 12 sites de retransmissão onde funcionarão 23 repetidores titulares e 23 reservas (para caso de pane no titular)

Pergunta 3 - O caminhão baú que operou como centro de operações integradas na formula indy pertence a prefeitura, SMSU ou GCM? e poderá ser utilizados em outras operações?

Respostas: Pertence a PRODAM, maiores detalhes não sei te dizer, pois fui pego de surpresa nessa também!

Publicado no Blog "Os Municipais" em 23 de março de 2010.

NOVA PROGRAMAÇÃO E ATIVAÇÃO DE REPETIDOR

Uma nova programação será em breve executada em todos os rádios da GCM, os quais passarão a ter 23 (vinte e três) canais de comunicação, para adiantarmos alguns detalhes segue abaixo a foto referente aos rádios de VTR´s locadas e de Bases Móveis, que poderão, a partir da próxima programação, operar também em modo DIGITAL, mediante autiorização (à princípio!!!).

Em 13/03 (Sexta-feira passada) foi ativado um site de retransmissão na área LESTE, este site possui 02 (dois) canais de repetição: "Canal 04", que já sendo usufruído pela área e outro canal, que ainda não consta na atual programação de nossos rádios.

Houveram ganhos consideráveis de cobertura nesta ativação, mas é claro que ainda há o que melhorar, e será melhorado.Nos próximos dias serão ativados outros sites nas áreas SUL e CENTRO, na OESTE e NORTE está sendo levantada uma Torre no Pico do Jaraguá.

Seguimos trabalhando.............

Publicado no Blog "Os Municipais" em 17 de março de 2010.

Você na Tragédia

Imagine que você trabalha na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

Imagine que você mora no interior, a 230 km da Cidade de São Paulo.

Imagine que você vai à sua cidade a cada 15 dias ver sua família.

Imagine que você é jipeiro e conhece toda zona rural de sua cidade e que esta área corresponde ao tamanho da Capital Paulistana.

Imagine que você é radioamador cadastrado na RENER (Rede Nacional de Emergência de Radio Amadores) da Secretaria Nacional de Defesa Civil. http://www.defesacivil.gov.br/rener/index.asp

Imagine que você está em férias a partir de janeiro de 2010.

Imagine que você ao chegar à sua cidade para gozar estas férias é recebido por um dilúvio, o qual arrasa diversas cidades da sua região, além da sua própria cidade.

Imagine que nesta sua cidade com zona rural do tamanho de toda a cidade de São Paulo existam por volta de 400 pontes, das quais 300 são levadas pelas águas, deixando mais de 12.000 pessoas sem acesso às escolas, farmácias, supermercados e hospitais e para completar sem telefonia e eletricidade.

Imagine que você é convocado pela RENER a auxiliar as comunicações, por rádio, de sua estação de rádio amador, fazendo com que helicópteros e embarcações do governo consigam localizar pessoas que necessitam de transporte emergencial, ou alimento e água.

Pare de imaginar...isto é REAL!


Trata-se da situação do Guarda Civil Metropolitano - 1ª Classe, José Antônio Miranda, Técnico em Telecomunicações, Rádio-Amador, trilheiro e morador de Cunha-SP, há 08 dias trabalhando sem trégua para auxiliar as forças locais no apoio às vítimas.






Publicado no Blog "Os Municipais" em 10 de Janeiro de 2010.